top of page

Como lidar com a ansiedade no dia a dia


O que fazer para controlar a Ansiedade?


Com o estresse do dia a dia e a situação atual, é mais que natural procurar por o que fazer para controlar a ansiedade. Na verdade, os casos de crises cresceram muito nos últimos anos, em especial nos mais jovens. Ainda assim, é bom ressaltar que este é um distúrbio psicológico que pode atingir qualquer pessoa. Assim, dúvidas sobre como diminuí-lo ou controlá-lo são bastante comuns.


A boa notícia é que há formas naturais e sem remédios de melhorar sua qualidade de vida. De simples exercícios a consultas com especialistas, diversas são as maneiras de diminuir seu nervosismo e evitar os pensamentos negativos. Assim, de forma alguma você pode se acomodar a essa situação. Busque ajuda, descubra o que funciona em seu caso e veja sua vida mudar completamente.


A técnica da meditação é uma ótima escolha para quem quer amenizar os sintomas de ansiedade, é o que confirma o próprio SUS — Sistema Único de Saúde.. Aqui, não é preciso se tornar nenhum monge budista, nem se dedicar a horas e horas ao silêncio total. O foco dessa prática é apenas se centrar no positivo, buscando um maior domínio sobre seu pensamentos e, principalmente, como eles te atingem.


Pratique exercícios físicos

Quer saber o que fazer para controlar a ansiedade? Invista em exercícios físicos diariamente, já que eles te auxiliam em dois aspectos. Primeiramente, eles te distraem, fazendo com que você, obrigatoriamente, viva o presente, uma etapa importante para reverter esse quadro. Além disso, eles liberam hormônios que te ajudam nessa melhora, apresentando também um componente químico e mais palpável.


Treine sua respiração

Pode parecer simples e até bobo, mas a respiração é uma etapa vital da superação, em especial nos momentos de crise. Na prática, técnicas como essa podem ajudar muito, sendo indicadas para quem busca o que fazer para controlar a ansiedade. E não imagine que essas sejam atividades complexos ou monótonos, muito pelo contrário.


Em geral, você pode exercitar a forma como respira em qualquer local e como quiser. No sofá, enquanto assiste ao seu programa favorito ou na cama, antes de dormir, é fácil praticar a respiração todos os dias. Além de melhorar todo seu organismo, ela é excelente para te trazer ao momento presente, focar em algo fora do medo e conter a afobação e o desespero.


Revise sua rotina

Embora muita gente não saiba, organizar sua rotina é uma excelente prática para lutar contra a ansiedade. A explicação disso é bastante simples, já que uma rotina bem planejada te deixa mais tranquilo. Com isso, não há muito com o que se preocupar, especialmente sobre o futuro. Se você já sabe tudo o que deve fazer, afinal, é fácil imaginar que tudo ocorrerá corretamente.


Para utilizar bem essa dica, basta fazer um cronograma de seu dia, suas tarefas e compromissos. É possível realizar a atividade tanto no meio físico quanto no digital, cabendo a você investir no que mais lhe agradar. O mais legal é que, além de te ajudar com os pensamentos negativos, essa é uma ótima maneira de conseguir cumprir tudo o que precisa sem qualquer medo ou desespero.


Controle seus pensamentos

Sem a menor dúvida, os grandes causadores da ansiedade são seus pensamentos, principalmente os negativos. Sabendo disso, não é complicado perceber que quanto mais dominá-los, menos sofrerá. Obviamente que é muito simples falar para dominar algo que você, a princípio, não tem o poder. A realidade, porém, é que sim, você tem esse poder.


Não que seja fácil, mas ao praticar a meditação e o agradecimento mencionados acima, você pode passar a ver o lado positivo da vida. Com isso, estará a um passo de visualizar que ocorrem mais coisas boas do que ruins. Logo, na hora de procurar o que fazer para controlar a ansiedade, mantenha seu foco em sua própria mente. Com esse domínio, você poderá alterar muitos de seus instintos e ter uma qualidade de vida muito maior.


Priorize seu sono

Pode até ser que algumas das sugestões acima possam parecer complicadas para se colocar em prática. Por isso, uma que funciona perfeitamente e é muito boa de se fazer é priorizar seu sono.


Para isso, basta relaxar, deitar-se na cama e dormir ao menos 8 horas por dia. Além de trazer ótimos benefícios ao corpo, o sono também auxilia muito sua mente. Este ponto está diretamente relacionado ao seu estresse, como você pode conferir em matéria do site do hospital Hcor, referência no país. Assim, ao acordar você terá disposição e bom humor, dois dos principais ingredientes para alcançar pensamentos positivos. Para comprovar a teoria, é só pensar: como você se sente quando dorme mal? Pois é, dedicar um período correto para seu sono pode te ajudar muito mais do que apenas descansar.


Busque por especialistas

Uma coisa que precisa ficar bem clara em sua mente é que você não precisa — e nem deve — passar por isso sozinho. Se não se sentir confortável ao se abrir com amigos e familiares, busque por especialistas no assunto. A terapia é uma ótima maneira de colocar esses sentimentos para fora e, ao mesmo tempo, se conhecer melhor. Para isso, basta procurar por um bom psicólogo que te auxilie nesse processo.


201 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page