Autismo
Por ser um distúrbio com diferentes níveis de comprometimento, recebe o nome de “espectro autista”. Caracteriza-se por dificuldades significativas na comunicação e na interação social, além de alterações de comportamento. O autismo “se instala” nos três primeiros anos de vida, quando os neurônios que coordenam a comunicação e os relacionamentos sociais deixam de formar as conexões necessárias. Alguns indicativos desde bebê podem servir como alerta, como a criança ficar parada no berço, sem reagir a estímulos e evitando o contato visual.
Há causa definida?
Não há consenso sobre as causas da doença. Não existe um único autismo. A manifestação do autismo é muito variada. Estudos sugerem que o distúrbio é resultado de uma soma de fatores genéticos e ambientais.
Fatores apontados por pesquisas
Genéticos
O transtorno é maior em gêmeos idênticos que compartilham o mesmo DNA
Adolescentes, pessoas com grande diferença de idade e mais velhas são mais propensos a terem filhos com autismo
Pais com um filho autista têm probabilidade de virem a ter mais crianças com o espectro
Ambientais
Uso de antidepressivos durante a gravidez pode dobrar o risco
Incidência de gripe ou febre prolongada durante a gravidez
Obesidade materna aumenta em até 67% a chance de a criança apresentar o distúrbio
Estudos associam baixos níveis de vitamina D no sangue a doenças autoimunes
Exposição de grávidas à poluição pode duplicar risco de autismo em bebês
Bebês prematuros podem desenvolver autismo
O diagnóstico de uma patologia psiquiátrica só deve ser feito e fechado por um profissional especializado. Ele leva em conta um conjunto de fatores que depende da avaliação minuciosa de um médico. Renovamos o pedido para que não se julgue quem quer que seja precocemente, aumentando a dificuldade e alimentando preconceitos.
Principais sintomas:
A desordem neurobiológica afeta cada criança de forma única e não necessariamente ela irá apresentar todos os sintomas descritos. Há características que são bem comuns:
Apego extremo a rotinas e padrões e resistência a mudanças
Fala ou movimentos repetitivos
Interesses intensos e restritivos
Evita comportamentos de estímulos sensoriais
Dificuldade de estabelecer ou manter conversas
Problemas com a atenção compartilhada ou partilha de emoções
Falta de interesse em outras pessoas
Problemas de comunicação não-verbal - a criança não olha nos olhos de outra pessoa; apresenta expressões faciais e corporais anormais; incapacidade de entender sinais não-verbais de outras pessoas
Dificuldade no domínio da linguagem - para comunicar-se ou lidar com jogos simbólicos