top of page

Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC)


Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC)

É um distúrbio psiquiátrico de ansiedade. Sua principal característica é a presença de crises recorrentes de obsessões e compulsões. As obsessões são pensamentos involuntários que invadem a consciência gerando ansiedade e obrigando o indivíduo a executar compulsões, que são atos físicos ou mentais realizados em resposta às obsessões.

Existem dois tipos:

 Transtorno obsessivo-compulsivo subclínico - caracterizado pelas obsessões e rituais que se repetem com frequência, mas que não interferem na qualidade de vida da pessoa.

 Transtorno obsessivo-compulsivo - a ansiedade só pode ser aliviada e controlada por meio dos rituais, que são repetidos compulsivamente e chegam a atrapalhar diretamente a vida de quem sofre com a doença e de pessoas próximas.

O diagnóstico de uma patologia psiquiátrica só deve ser feito e fechado por um profissional especializado. Ele leva em conta um conjunto de fatores que depende da avaliação minuciosa de um médico. Renovamos o pedido para que não se julgue quem quer que seja precocemente, aumentando a dificuldade e alimentando preconceitos.

Principais sintomas:

De origem biológica e genética, há também grande influência ambiental para o surgimento dos sintomas. Eles podem ser de intensidade leve, grave e até incapacitante. Se não tratado, pode acompanhar o indivíduo durante toda a vida, pois raramente existe uma melhora espontânea:

  • Medo de contaminação

  • Dúvidas excessivas seguidas de verificações

  • Preocupação exagerada com ordem, simetria ou exatidão

  • Pensamentos de conteúdo inaceitável

  • Compulsão por guardar objetos sem utilidade e dificuldade em descartá-los

70 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page