
Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH)
É um transtorno neurobiológico de causas genéticas que pode ser diagnosticado a partir dos três anos de idade. Caracteriza-se pela combinação de sintomas de desatenção, hiperatividade (inquietude motora) e impulsividade, sendo a apresentação predominantemente desatenta conhecida por muitos como DDA (Distúrbio do Déficit de Atenção).
Há causa definida?
Estudos apontam a predisposição genética e a ocorrência de alterações nos neurotransmissores (dopamina e noradrenalina), que estabelecem as conexões entre os neurônios na região frontal do cérebro, como as principais causas do Transtorno do Déficit de Atenção. Algumas pesquisas indicam que fatores ambientais e neurológicos podem estar envolvidos, mas ainda não há consenso sobre o assunto.
O diagnóstico de uma patologia psiquiátrica só deve ser feito e fechado por um profissional especializado. Ele leva em conta um conjunto de fatores que depende da avaliação minuciosa de um médico. Renovamos o pedido para que não se julgue quem quer que seja precocemente, aumentando a dificuldade e alimentando preconceitos.
Avaliando os sinais
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As crianças devem apresentar pelo menos seis sintomas de desatenção ou seis sintomas de hiperatividade/impulsividade antes dos sete anos
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Os sintomas devem estar presentes pelo menos há seis meses, ocorridos em dois ou mais ambientes, e não serem provocados por outro motivo
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Os sintomas devem ser graves o suficiente para resultar em dificuldades significativas em muitos ambientes, inclusive em casa, na escola e no relacionamento com as pessoas
Os sintomas de TDAH se dividem em três grupos:
Algumas crianças com TDAH são exclusivamente do tipo desatento. Outras podem ter uma combinação de tipos. As que sofrem do tipo desatento são menos perturbadas e muitas vezes não recebem o diagnóstico de TDAH.
Sintomas do tipo desatento
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Não consegue prestar atenção em detalhes ou comete erros resultantes de descuidos no trabalho escolar
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Tem dificuldade de manter a atenção nas tarefas ou em jogos
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Parece não escutar quando falamos diretamente com ela
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Não segue as instruções em sua totalidade e não consegue terminar trabalhos escolares
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Tem dificuldade de organizar tarefas e atividades
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Evita ou não gosta de tarefas que demandem manter esforço mental
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Perde brinquedos, trabalhos, lápis, livros ou ferramentas necessárias com alta frequência
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Distrai-se facilmente
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Sofre com esquecimentos frequentes
Sintomas de hiperatividade:
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Mexe as mãos e os pés o tempo todo e não consegue permanecer quieto
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Levanta-se quando deve permanecer sentado
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Corre ou sobe em móveis em situações inapropriadas
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Tem dificuldade de brincar em silêncio
Parece frequentemente estar "ligada na tomada" e fala excessivamente
Sintomas de impulsividade:
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Tem dificuldade de aguardar a vez
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Fala antes que as perguntas sejam completadas
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Interrompe ou se intromete durante o diálogo ou a atividade dos colegas