Depressão
É uma doença crônica e recorrente que produz alteração do humor, caracterizada por tristeza profunda e duradoura. Toda depressão tem causa definida? Não. Na depressão a tristeza é difusa, não tem causa específica. É possível associar a doença a dois fatores precipitantes do dia a dia:
Não causais - estresse, ansiedade, ritmo acelerado de vida, tensão, pressão e desgaste prolongado.
Causais/desencadeantes - qualquer estímulo que possa provocá-la - estado de luto, perdas repetidas, decepção amorosa e dependência química.
A depressão atinge tanto homens como mulheres, de todas as idades e de qualquer classe social. O diagnóstico de uma patologia psiquiátrica só deve ser feito e fechado por um profissional especializado. Ele leva em conta um conjunto de fatores que depende da avaliação minuciosa de um médico. Renovamos o pedido para que não se julgue quem quer que seja precocemente, aumentando a dificuldade e alimentando preconceitos.
Alguns sintomas:
Tristeza profunda e duradoura
Irritabilidade, ansiedade e angústia
Desânimo, cansaço frequente, necessidade de maior esforço para realizar as atividades
Sensação de medo, insegurança, desesperança e desespero
Culpa e baixa autoestima
Desejo de morrer
Interpretação distorcida da realidade. Analisar questões sempre de forma negativa
Dificuldade de concentração, raciocínio mais lento e esquecimento
Diminuição do desempenho sexual e da libido
Perda ou aumento do apetite e do peso
Insônia (dificuldade de conciliar o sono, muitos despertares durante a noite ou sensação de sono superficial), despertar matinal precoce ou, menos frequentemente, aumento do sono (dorme mais do que o habitual e permanece com sono durante o dia)
Dores e outros sintomas físicos não justificados por problemas médicos, como dores de barriga, má digestão, azia, diarreia, constipação, tensão na nuca e nos ombros, dor de cabeça ou no corpo, sensação de corpo pesado ou de pressão no peito, entre outros
Comments