Depressão

É uma doença crônica e recorrente que produz alteração do humor, caracterizada por tristeza profunda e duradoura. Toda depressão tem causa definida?  Não.  Na depressão a tristeza é difusa, não tem causa específica. É possível associar a doença a dois fatores precipitantes do dia a dia:

• Não causais - estresse, ansiedade, ritmo acelerado de vida, tensão, pressão e desgaste prolongado.

• Causais/desencadeantes - qualquer estímulo que possa provocá-la - estado de luto, perdas repetidas, decepção amorosa e dependência química.

A depressão atinge tanto homens como mulheres, de todas as idades e de qualquer classe social. O diagnóstico de uma patologia psiquiátrica só deve ser feito e fechado por um profissional especializado. Ele leva em conta um conjunto de fatores que depende da avaliação minuciosa de um médico. Renovamos o pedido para que não se julgue quem quer que seja precocemente, aumentando a dificuldade e alimentando preconceitos.

Alguns sintomas:

• Tristeza profunda e duradoura

• Irritabilidade, ansiedade e angústia

• Desânimo, cansaço frequente, necessidade de maior esforço para realizar as atividades

• Sensação de medo, insegurança, desesperança e desespero

• Culpa e baixa autoestima

• Desejo de morrer

• Interpretação distorcida da realidade. Analisar questões sempre de forma negativa

• Dificuldade de concentração, raciocínio mais lento e esquecimento

• Diminuição do desempenho sexual e da libido

• Perda ou aumento do apetite e do peso

• Insônia (dificuldade de conciliar o sono, muitos despertares durante a noite ou sensação de sono superficial), despertar matinal precoce ou, menos frequentemente, aumento do sono (dorme mais do que o habitual e permanece com sono durante o dia)